-
Arquitetos: B-ILD
- Área: 260 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Jeroen Verrecht
-
Fabricantes: AutoDesk, Bega, DRT gietvloeren, Jaga, LedLab, ODS, Sapa, Van den Weghe
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Hodb é o projeto de reforma de um antigo espaço de escritório no último pavimento de um pequeno edifício industrial na cidade de Anderlecht, Bruxelas. Para transformá-lo em um apartamento, foram realizadas três intervenções principais neste espaço: a introdução de um armário central em resina poliester translúcida, a construção de um espaço de cozinha e a adição de dois volumes simétricos de madeira que acolhem os espaços dos quartos e áreas de armazenamento. Além disso, o projeto da Casa Hodb foi encarado como uma oportunidade para explorar e pôr à prova diferentes materiais: diferentes tons de mármore, experimentos com diferentes tons de resina de poliéster, distintos acabamentos em madeira e no piso.
Os demais pavimentos do edifício seguem sendo utilizados pelo cliente como área de escritório e ateliê. Implantado na cobertura, por assim dizer, deste edifício industrial, o projeto do Apartamento-Casa Hodb se apropria das claraboias existentes para compor e organizar seus espaços e usos. Além disso, a separação dos espaços segue a modulação estrutural do edifício, a qual é determinada pelas vigas de concreto aparente na laje de cobertura do edifício. O mobiliário em poliéster, desenvolvido de forma colaborativa com Vincent de Rijk do ateliê Werkplaats, absorve a luz zenital para então irradiar uma iluminação natural difusa em todas as direções. Contrapondo-se à esta coluna de luz, o espaço da cozinha foi executado em mármore preto, criando um ponto focal no centro da área de estar.
Os dois volumes de madeira, por outro lado, ressaltam a simetria do espaço aberto e contínuo do apartamento. A madeira que reveste estes volumes amplia ainda mais a sensação de calor fornecida pelo tom do acabamento de piso de concreto polido. Duas novas aberturas zenitais foram criadas dentro dos quartos das crianças, criando um espaço íntimo e acolhedor. Além disso, na área da sala de jantar foi criada uma generosa abertura que proporciona impressionantes vistas para o centro da cidade de Anderlecht.